Como planejar um Webtoon

Escrever e desenhar uma história em quadrinhos é um trabalho longo e difícil, principalmente quando se propõe a fazer uma série. Vencer os desafios de fazer um roteiro, layout, design dos personagens, cenários por um longo período pode ser desafiador. Fazer um webtoon é aceitar esse desafio semanalmente.

Os capítulos de um webtoon geralmente são publicados com o intervalo de uma semana, podendo também ser postados a cada dez dias ou quinzenalmente. A frequência semanal permite que o público crie uma rotina de visitar o site nos dias em que sai o capítulo, e, uma vez que é publicado, aparece na página de capítulos recém adicionados, tendo o potencial de atrair mais leitores.

Em alguns sites, como o Line Webtoon, um autor que se prova comprometido em postar regularmente com um trabalho de qualidade pode vir a ganhar remuneração e apoio criativo.

Todavia, o que acontece quando o autor não posta o capítulo numa semana?

A princípio decepção daqueles que acompanham a série. Se isso ocorre com frequência no início, é difícil construir um público fiel, podendo até entrar no esquecimento daqueles que gostaram.

Novos leitores podem se sentir inseguros em começar a ler ao observarem as datas de publicação espaçadas entre os capítulos. E principalmente, pode dar a impressão que a história não será concluída. E bem, talvez ela não seja, pois, vendo a audiência cair, o autor pode desanimar e descontinuar a série.

Surge a pergunta: É possível entregar mais de 70 painéis por semana?

Durante o processo do webtoon Dilema Vermelho deu para perceber que sim, só é necessário planejamento.

 

Antes de publicar o primeiro capítulo…

  1. Tenha um roteiro. Pode parecer tendencioso depois de dois capítulos falando sobre isso, mas saber para onde seus personagens vão antes de começar a desenhar poupa muito o seu tempo. Sem falar de todo o foreshadowing* que você poderá fazer, deixando sua história muito mais sofisticada.
  2. Faça fichas-modelo dos seus personagens. Afinal, é fundamental manter uma consistência de aparência e de cores. E ter um local com todas as informações não tem preço.
  3. Pesquise seus cenários. Com o roteiro pronto e cenários determinados, facilita ir a locais específicos tirar fotos de referências ou até mesmo construir seus próprios cenários do zero.
  4. Use a tecnologia a seu favor. Seu personagem passa muito tempo dentro de um quarto? Por que não fazer um modelo 3D do quarto e não ter que se preocupar com ângulos depois? Tudo que pode ser produzido com antecedência é uma dor de cabeça a menos ao longo prazo.
  5. Prepare os layouts com antecedência. Fazer a lineart e colorir durante uma semana só não é mais difícil do que fazer o layout, lineart e colorir em uma semana. Se fazer todos de uma vez for cansativo, por que não antecipar somente alguns capítulos?
  6. Faça capítulos extras. Os extras além de poderem retratar um momento que não se encaixa na narrativa da história principal, podem evitar um hiato no meio da sua série numa semana que você não conseguir terminar a tempo. Afinal, o objetivo é postar sempre.
  7. Não publique de imediato. Por que não lhe dar uma vantagem? Faça os primeiros capítulos antes de começar a publicar e comece com tranquilidade.
  8. Parece perda de tempo? Por que não usar esse tempo antes de publicar para divulgar seu trabalho? Utilize as redes sociais a seu favor. Poste sketches de personagens, cenários, conceitos… Assim seu webtoon já pode começar a criar um público antes mesmo de ser publicado.
  9. Colabore. Se o tempo é curto, por que não fazer o webtoon com outros artistas? No meio dos webtoons não é incomum grupos de artistas se reunirem para criar uma história.
  10. Faça um cronograma. Ao fazer os primeiros capítulos, você terá uma noção de tempo de quanto você gasta em cada etapa de um capítulo. Leve isso em consideração ao traçar seus prazos e compromissos durante a semana.

Aproveite esse tempo, pois, como diz Blake Snyder em seu livro sobre o uso da Board, “[…]enquanto parece que você está fazendo todo esse trabalho aparentemente ridículo e desgastante, a sua história está infiltrando-se no seu subconsciente de uma forma completamente diferente.” (SNYDER, 2005, p.100)

E nesse tempo onde só existe você e a sua história, podem surgir as suas melhores ideias.