Estudo sobre as particularidades do Webtoon
Quando se fala de webtoon não é surpreendente que ele seja confundindo com webcomic. Embora os termos sejam parecidos, os formatos são completamente diferentes. Webcomic geralmente se refere a quadrinhos publicados em sites, já o webtoon é uma junção de dois meios, o quadrinho e o digital.
De acordo com Cho Heekyoung, enquanto os webcomics ainda estão vinculados ao meio impresso, utilizando o formato de páginas ou tiras para dispor sua narrativa, o webtoon, trouxe um conjunto de mudanças interligadas, que mutualmente implicaram em mutações no formato, estética, processo de produção, prática de leitura, nos conceitos e limites de autoria e leitor, e no consumo de capital de cultura. (CHO, 2016)
Outra distinção do webtoon é que devido a sua narrativa nativa da web desenvolvida na Coréia ele teve uma grande interconectividade com outros meios da plataforma digital e das múltiplas tecnologias midiáticas e contemporâneas da mídia de massa. (CHO, 2016)
A característica mais distinta de um webtoon para um webcomic, seria o seu extenso layout vertical que se popularizou pela obra Sunjŏng criada pela artista Kang P’ul e serializada no portal Daum no ano de 2003. (CHO, 2016)
O formato rapidamente se popularizou entre outros criadores, tornando o mercado de webtoons coreanos o primeiro do mercado a se desvincular da versão impressa, o que possibilitou um predomínio antecipado de histórias completamente coloridas que não veio a se repetir em outros mercados.
O papel da calha
Enquanto em quadrinhos convencionais e até mesmo webcomics o uso da calha serve somente para dar um respiro na sequência de quadros, tendo um papel passivo, num webtoon ela assume um papel completamente diferente.
Segundo Cho, o uso da calha transforma o leitor de pessoa que segue um fluxo para uma pessoa que ativamente constrói a passagem de tempo e dramaticidade da narrativa. Isso acontece devido as extensas calhas do webtoon, que fornecem longos espaços brancos onde é necessário ao leitor ativamente descer com o scroll do mouse.
Em uma cena de ação, a calha diminui, aumentando a velocidade de leitura. Numa cena de drama ou tensão ela aumenta, criando expectativa, fazendo o leitor ativamente descer, mais rápido, criando em sua mente uma noção de tempo e espaço.
Com o espaço extenso da calha a sua disposição, os quadros não precisam concentrar todos os elementos narrativos. A calha então pode receber textos, balões de fala, e outros elementos visuais.
CHO, 2016, tradução nossa)
Fluxo narrativo
Em seu livro, Scott McCloud alega que não se pode controlar o olhar do leitor, mas pode prever onde ele olhará primeiro. Afinal, quem nunca sem querer viu a próxima página do quadrinho ao virar a página e estragou assim uma surpresa no plot?
Esse acidente não ocorre num webtoon, pois ao contrário de outros meios, o próximo quadro sempre está oculto, só podendo ser trazido para visão do leitor por intermédio dele mesmo. Os quadros surgem. A visão do leitor dessa forma não passeia pela página. Ele olha exatamente para o quadro que o criador do webtoon deseja.
E pelos quadros surgirem na tela, recursos como a passagem de tempo, profundidade, queda, andar, enfim, tudo que favorece o movimento de descida do leitor é construído na mente deste que ativamente empurra mais para baixo uma pessoa em queda livre, ou se aprofunda ainda mais nas profundezas do mar.
Em contraste com painéis de tamanho regular que se encaixam numa tela e não precisa descer, este painel que é estendido pelo tempo-espaço produz um efeito artístico similar a de uma câmera de um filme. (CHO, 2016)
Popularidade
Nos últimos anos o mercado internacional de webtoon cresceu, fazendo algumas editoras coreanas lançarem seus serviços em inglês e outros idiomas. Entre as editoras mais populares de webtoons em língua inglesa se encontram: Line Webtoon (2014), Lezhin (2015), Spottoon (2015) e Tapas (2014).
Alguns exemplos de como essa narrativa tem se tornado popular nos últimos anos, são as inúmeras adaptações para outros meios da mídia como filmes (Along with the Gods: The Two Worlds, 26 Years, Late Blossom), novelas coreanas (Flowers Boys Next Door, Bridal Mask, Save Me), jogos (Ragnarok Online, Tower of God, The God of High School), animações (Welcome to the Convenience Store, Noblesse, Story of Miho), peças de teatro (The Great Catsby, BA:BO, Hello, Schoolgirl) e franquias de produtos (The Sock Monster, Marine Blues, Yesterday, Today and Tomorrow).